Meu Desalinho

22 abril 2007

Quadrado "Quatro Triângulos"


Um quadrado pra quem gosta de matemática, rsrsrsrsrs

Criei este para o troca-troca internacional de que participei em 2002. Ele permite muitas variações de cor e de pontos. Pode ser feito em pontos baixos, como na receita abaixo. Em crochê tunisiano também fica muito bonito e nem precisa de agulha especial; como são poucos pontos, dá para fazer com agulha de crochê comum.

Geralmente, faço esse quadrado com três cores; gosto do efeito de usar uma lã matizada e duas cores sólidas que combinem. Digamos, cor A, cor B e cor C. A amostra foi feita com lã Família e agulha de crochê 4 mm.

Com a cor A, começar com doze correntinhas.

1ª carr: Partindo da segunda correntinha a contar da agulha, fazer 11 pontos baixos. 1 correntinha, virar o trabalho.
2ª carr: Em pb, pegando somente o fio de trás de cada ponto. Fazer 9 pb e terminar com uma diminuição (enfiar a agulha no primeiro pt, puxar uma laçada; enfiar a agulha no segundo pt, puxar outra laçada; com nova laçada, fechar as três que estão na agulha) (total = 10 pt). 1 correntinha, virar o trabalho.
3ª carr: Começar com 1 diminuição, fazer mais 8 pb, sempre pegando no fio de trás de cada pt (total = 9 pt). 1 corr, virar o trabalho.
4ª carr: Fazer 7 pb, sempre pegando no fio de trás de cada pt, 1 dim (total = 8 pt). 1 corr, virar o trabalho.

Seguir trabalhando do mesmo modo até a 11ª carr, que consistirá apenas em 1 diminuição. Fechá-la com o fio da cor B e fazer 1 corr.

Virar o trabalho em 90 graus, porque agora você vai trabalhar na lateral do triângulo que acabou de fazer; se você se recorda das aulas de geometria do ginásio, vai trabalhar no cateto do triângulo-retângulo recém-terminado, e não na hipotenusa (hehehehehehe). Faça, com a cor B, 1 pt baixo em cada carreira do primeiro triângulo; total, 11 pontos baixos. 1 correntinha para virar.

Repita neste novo triângulo o mesmo trabalho do primeiro triângulo; tome o cuidado de fazer todas as diminuições do lado da hipotenusa, e manter reto o lado reto (o que prolonga o outro cateto do primeiro triângulo). Está vendo como a geometria serve para alguma coisa????

Cuide também de levar o fio da cor A pela hipotenusa do novo triângulo, cruzando-o com o fio de trabalho a cada carreira para não precisar cortá-lo, arrematá-lo e retomá-lo na hora de fazer o terceiro triângulo.

Chegando à 11ª carreira do segundo triângulo, feche a última diminuição com o fio da cor A, que deverá estar ali bem pertinho de você, e faça novamente 1 pb em cada carreira do cateto do segundo triângulo; 11 pb ao todo. Repita todo o trabalho, fazendo todas as diminuições do lado da hipotenusa, mantendo reto o outro cateto, e acompanhando os pontos com o fio da cor B, até chegar à 11ª carreira do terceiro triângulo; feche a diminuição com o fio da cor B.

Agora, no último triângulo, você não precisará mais acompanhar a hipotenusa com o fio da cor A, logo pode cortá-lo e arrematá-lo. Faça 1 pb a cada carreira do terceiro triângulo; mas na hora de fechar o 11º pb, enfie a agulha na correntinha de base do ponto correspondente do primeiro triângulo, à sua esquerda, e puxe a laçada, para já ir fazendo a união do quarto triângulo com o primeiro; feche o 11º pb, faça um ponto baixíssimo na correntinha de base do próximo ponto do primeiro triângulo, vire o trabalho.

Siga fazendo os 9 pb e a diminuição do quarto triângulo, 1 corr, vire o trabalho, 1 diminuição, 8 pb; na hora de fechar o último pb, enfie a agulha na correntinha de base do ponto correspondente do primeiro triângulo à esquerda, puxe a laçada, feche o ponto, 1 pbx na próxima correntinha de base do primeiro triângulo, vire o trabalho; siga trabalhando assim, juntando o quarto e o primeiro triângulos a cada carreira.

Terminado o quarto triângulo, o núcleo do seu quadrado estará pronto. Aí, prenda o fio da cor C em qualquer vértice e faça 16 pontos baixos no primeiro lado do quadrado (que é a hipotenusa do triângulo, hehehehehehehe); 2 corr, 16 pontos baixos no segundo lado do quadrado etc. até terminar a volta, com 1 corr, 1 pb no primeiro pb feito.

Faça então uma carreira de pa, começando com 3 corr, 1 pa no canto, 1 pa em cada pb, 2 pa, 1 corr, 2 pa no canto etc., até fechar a carreira. Se ainda não alcançou os 15 cm desejados, faça mais uma carreira de pb.

Essas carreiras de volta você também pode fazer todas em pb em relevo, como os triângulos, ou em ponto camelo, em que você pega o ponto pela “corcova”, ou seja, o fio existente sob a correntinha do alto do pb, visível pelo lado do avesso. Com o ponto camelo, você obtém com o efeito do quadrado turquesa e matizado com borda creme.


Usando este mesmo princípio, você pode fazer os triângulos com qualquer ponto aparentado com o ponto baixo. Por exemplo: pode fazer com 1 pb, 1 corr, trabalhando na carreira seguinte 1 pb na corr, 1 corr, pular 1 pt. Pode também fazer os triângulos com crochê tunisiano (veja foto em tons de violeta), e nem precisa de agulha especial, porque são poucos os pontos.

Divirta-se.