Meu Desalinho

23 janeiro 2006

Capa de celular azul



Há bem pouco tempo troquei o meu celular tijolão por um desses pequenininhos modernos. É um Nokia 1108, bem simplesinho.

Ele é todo cinzento, de um plástico que tem a maior cara de que arranha à toa. Logo, precisa de uma capinha.

Procurei no comércio, aqui na Borda, em Pouso Alegre, em Campinas, Indaiatuba, São Paulo, Rio. Só achei capas de plástico transparente (odeio plástico) com clipes frágeis (odeio clipes frágeis), ou pretas, de couro ou curvim (odeio preto), ou de pelúcia, Hello Kitty, Monstros SA e outras coisas de criança (infelizmente não sou mais criança; mas acho que nem quando era criança usaria essas coisas berrantes).

Então resolvi: por que não fazer eu mesma? Fi-la, pois, porque qui-la. Peguei minhas linhas Anne, uma agulha de crochê 1,75 mm (Corrente nº 2, de aço) e comecei.

Esta azul foi a primeira que fiz.

Para começar, 4 correntinhas; 12 carreiras de ponto baixo. Seguir então pela lateral do retângulo, fazendo 1 ponto baixo a cada carreira (12 pb); depois pelo outro lado da correntinha de base (mais 4 pt) e pela outra lateral do retângulo (mais 12 pb); total, 32 pontos. Fechar a carreira circular com um ponto baixíssimo.

Fazer então 3 corr para subir e uma carreira em ponto alto. Fechar a carreira com um ponto baixíssimo e uma correntinha para virar o trabalho; a próxima carreira será feita do avesso, em ponto baixo; fechar a carreira com um ponto baixíssimo, três correntinhas, virar o trabalho, trabalhar de novo em pa. Alternar carreiras de ponto alto e ponto baixo, a de ponto alto do lado direito do trabalho, a de ponto baixo do lado do avesso, até completar 17 carr; a 17ª carr é em ponto baixo.

Fechar a 17ª carr com um ponto baixíssimo, mais um ponto baixíssimo no próximo ponto, uma correntinha para virar; fazer então 14 pontos baixos para a aba de fechamento e trabalhar nestes 14 pontos um total de 24 carreiras de ponto baixo; da 25ª à 28ª carreiras, diminuir 1 ponto de cada lado, até ficar com 6 pontos. Arrematar.

Com linha de outra cor (eu usei um matizado de cores neon), fazer uma carreira de ponto baixo em toda a volta da boca da capinha e da aba de fechamento. Logo depois de fazer os 6 pontos baixos da ponta da aba, fazer 12 correntinhas, virar o trabalho, um ponto baixíssimo no 6º ponto baixo, virar de novo o trabalho e fazer uns 15 ou 16 pontos baixos na alça de correntinhas; seguir com os pontos baixos pelo restante da aba.

(Depois que terminei a capinha, lembrei que também poderia crochetar, durante esta carreira de contorno da boca e da aba, argolas laterais para prender uma alça, para quando quisesse usar o celular pendurado a tiracolo. Como não as fiz, vou costurar argolas de metal com linha e agulha mesmo. É sempre bom ter uma capinha versátil.)

Colocar o celular na capinha, marcar o lugar certinho do botão, pregar o botão. Usei um botão muito bonito de porcelana perolada que era de um casaco que perdeu botões - troquei os de porcelana que restaram por madrepérola, mas guardei os de porcelana para usar depois.

Agora, do lado de trás da capinha, levante 12 pontos baixos, enfiando a agulha em volta nos pontos baixos da última carreira da capinha antes do início da aba. Nesses 12 pontos levantados, trabalhe 18 carreiras de ponto baixo e arremate deixando uma ponta comprida. Com uma agulha de tapeçaria, de ponta rombuda, costure esta alça para cinto no lugar adequado.

A capinha ficou tão bonitinha e prática que resolvi fazer outra, desta vez marrom, mais sóbria e discreta, com uma técnica muito interessante conhecida como jacquard, peruano ou crochê-tapeçaria, que é preciso explicar com mais calma. Fica para outro dia.

9 Comments:

  • Oi amiga amei o modelito, muito giro mesmo, parabéns e vou fazer um pra mim.
    bjinhos
    Shirley Mamuska

    By Anonymous Anônimo, at 24 janeiro, 2006 05:35  

  • HEHEHE, EU ACHO QUE FALTOU O PLURAL...FI-LAS PORQUE EU VI MAIS DE UMA KKKKKK E UMA MAIS LINDINHA QUE A OUTRA...TO DE OLHO NO SEU BLOG TODA VEZ QUE ENTRO NO PC...SE É QUE DÁ PRA ENTRAR NÉ...BEIJOS CARINHOSOS

    By Anonymous Anônimo, at 24 janeiro, 2006 13:29  

  • muitoooooooooooo lindo, parabéns.
    Beijos.
    Giovana.

    By Anonymous Anônimo, at 25 janeiro, 2006 11:59  

  • Muito linda essa capinha !!
    Seu blog já está nos meus favoritos...
    Beijinhos

    By Anonymous Anônimo, at 25 janeiro, 2006 14:31  

  • Olá!!!
    É a primeira vez que comento aqui, mas semper visito viu?
    Estive pensando hoje...já que entramos na fase dos troca-troca, no inverno poderíamos fazer um troca-troca de cachecóis, que tal?

    :)

    Beijocas pra vc

    By Anonymous Anônimo, at 28 janeiro, 2006 15:31  

  • Olá Bia, adorei a idéia da capinha, estava precisando mesmo, pois já desisti de procurar uma que caiba no modelo do meu celular, não encontro de jeito nenhum. Acho que farei um desses pra mim. Bjuusss...

    By Anonymous Anônimo, at 05 fevereiro, 2006 06:25  

  • Bia
    Adoreiiiiiiiiiii!!
    Beijos
    Raquel

    By Blogger Unknown, at 03 março, 2006 14:48  

  • Olá Bia, nós temos o mesmo gosto!
    Realmente as de capas transparentes não estão com nada, pois as de corchê não riscam. Já fiz várias capinhas para celulares de crochê. Elas deixam o celular mais charmoso e duram muito mais.
    Não tenho como mandar uma foto da minha, mas deixarei descrito: é para um celular sansung com flip, e visor externo. Fiz tipo saquinho com tampinha. Para evitar tirar toda hora do saquinho, fiz a frente vasada, podendo ver o visor externo do celular, e fiz também com furinhos estratégicos onde necessitam a entrada dos fios.
    Abração!
    Marcia Yumi

    By Anonymous Anônimo, at 14 agosto, 2006 14:47  

  • eu quero fazer a capa para o celular

    By Anonymous Anônimo, at 13 julho, 2009 17:04  

Postar um comentário

<< Home