Meu Desalinho

15 janeiro 2006

Tem um tempão que não posto nada aqui, desculpem-me os visitantes. Andei viajando: fui a Santo André (SP) visitar amigas crocheteiras e ao Rio visitar uma amiga aniversariante e minha mãe.

Reunião de crocheteiras é coisa que recomendo a todo mundo! Não há coisa melhor que passar horas (e dias, no meu caso) só falando de crochê com gente que entende o que é um ponto alto! Bom demais!!!!

Hoje vou colocar aqui a receita de um quadrado para colchas que inventei em setembro de 2001 para um troca-troca internacional de quadradinhos.


Tamanho: 15 cm (6 polegadas)

Material: lã Família, agulha Corrente 4 mm. 3 cores: 1 = matizado em tons pastéis; 2 = violeta; 3 = branco.

Abreviaturas: carr = carreira, corr = correntinha, pb = ponto baixo, pbs = ponto baixíssimo, pa = ponto alto, mpa = meio ponto alto

Com a Cor 1, fazer 4 corr, fechar com ponto baixíssimo formando um anel. 1 corr.

1ª carr: [1 pb, 2 corr] 3 vezes no anel, pb no anel, 1 corr, 1 pb no alto do primeiro pb (você vai fechar a carreira com um pb em vez de um pbs; este pb será interpretado como a última corr.) 1 corr.
2ª carr: 1 pb em volta do pb de fechamento da carr anterior (lembre-se, ele é uma corr, não um pb!), pb no próx. pb, *[pb, 2 corr, pb] na próx. alça de 2 corr, pb no próx. pb*, repetir de * a * mais duas vezes, pb na próx. alça, 1 corr, pb no alto do pb inicial (total de 12 pb com alças de 2 corr nos 4 cantos).
3ª e 4ª carr: comece e termine cada carr igual à 2ª, fazendo 1 pb em cada pb, [pb, 2 corr, pb] nos cantos. Arremate.

Prenda a Cor 2 no 4º pb de qualquer lado do quadrado.

5ª carr: 3 corr (no lugar de 1 pa), 3 corr, pb na alça do canto, 3 corr, *[pa, 4 corr, pa] no 4º pb do próx. lado, 3 corr, pb na próx. alça do canto, 3 corr*, repetir de * a * mais duas vezes, pa no mesmo ponto onde você uniu a Cor 2, 2 corr, pa na 3ª corr inicial (você vai fechar a carr com um pa em vez de 2 corr, pbs; este pa deve ser interpretado como se fossem 2 corr.) 1 corr.
6ª carr: 2 pb na alça, *1 pb no próx. pa, 3 pb na alça, 1 pb no próx. pb, 3 pb na alça, 1 pb no próx. pa, [2 pb, 2 corr, 2 pb] na alça do canto*, repetir de * a * mais duas vezes, 3 pb na alça, 1 pb no próx. pb, 3 pb na alça, 1 pb no próx. pa, 2 pb na alça, 1 corr, pb no alto do 1º pb.

Feche o últ. pb da 6ª carr com a Cor 3 e siga trabalhando com ela.

7ª carr: 3 corr (no lugar de 1 pa), 1 pa no próx. pb, *2 corr, 2 pa fechados juntos (o primeiro, enfiando a agulha no mesmo ponto do pa anterior; pular 2 pt, enfiar a ag no 3º pt para fazer o segundo)*; repetir de * a * mais 3 vezes; 2 corr, 2 pa fechados juntos fazendo o segundo pa na alça de 2 corr do canto, 3 corr, 2 pa fechados juntos fazendo o primeiro na alça do canto e o segundo no primeiro pb do próx. lado; voltar a repetir de * a * 4 vezes; seguir assim até dar a volta no quadrado; terminar com 2 corr, 1 mpa no alto das 3 corr iniciais.
8ª carr: Semelhante à 7ª, só que há mais um grupo de 2 pa fechados juntos em cada lado do quadrado (ver a fotografia).
9ª carr: Em pb.

11 Comments:

  • que fofis
    quando é q vc vai me tirar heimmmmmmmmmmm?????
    rsrs
    parabéns
    bjcas
    Sandra Jay

    By Anonymous Anônimo, at 15 janeiro, 2006 14:32  

  • QUE LINDO...É PRA MIM??? HEHEHE

    By Anonymous Anônimo, at 16 janeiro, 2006 05:09  

  • Muito lindo!!!!
    Parabéns!!!

    Peninha que ainda não pude participar desse encontro de crocheteiras....pelas fotos, tenho certeza de que ia adorar!!!!

    Você é incrível...obrigada pelas ajudas, dicas e se desprendimento!!!

    Beijokas

    By Anonymous Anônimo, at 16 janeiro, 2006 16:23  

  • Aiiiiiiii, que lindooooooo.
    Beijos.
    Giovana.

    By Anonymous Anônimo, at 17 janeiro, 2006 08:35  

  • Ficou show de bola esse quadradinho! Parabéns pelos trabalhos e pelo blog. Esse end vai ficar guardado para visitas regulares.. rs
    bjos, Jil

    By Anonymous Anônimo, at 20 janeiro, 2006 22:16  

  • QUE LINDO , E EU FIQUEI COM ELE MESMO..INVEJEM MAS COM INVEJA DA BOA...É MEU, É MEU, MEUZINHO O BONITINHO!!!!!!! BEIJOS BEATRIZ E OBRIGADA.

    By Anonymous Anônimo, at 31 janeiro, 2006 07:22  

  • Hola Beatriz! Ya llegué hasta aquí!
    Me encanta tu blog...y ese cuadradito...una maravilla!!!!
    Un beso
    Gabriela Uy

    By Blogger Gabriela, at 04 fevereiro, 2006 03:27  

  • Beatriz
    Tudo que voce faz é maravilhoso. Este eu não ganhei, mas o que me deu no troca-troca de fevereiro!..............Hum!!!!!!! é de "babar".
    Obrigado amiga pelas suas dicas, suas ajudas à todas que solicitam e que não solicitam, você está sempre disposta à ajudar. Deus, que te deu mãos de fada, te abençõe sempre, e sempre e para sempre.
    Beijinhos
    Raquel Sá
    Vó Raquel

    By Blogger Unknown, at 03 março, 2006 14:44  

  • Adorei o seu blog. Já estou adicionando ao meu. Temos duas coisas em comum: a)também sou vegetariana (minha neta 5 anos, nunca comeu carne nem na barriga a mãe e nunca adoeceu - vende saúde)
    b) adoro crochê, tricô e bordado.
    Bjs. Baísa

    By Blogger VovoBaisa, at 09 fevereiro, 2007 18:04  

  • parabens,tudo seu capricho,
    seu presente à todas nós
    como faço p.participar
    do encrontro das crocheteiras?
    espero sua resp.e sua visita
    www.thethetricoecroche.blogspot.com
    bjos.boa semana.thera-so-ham...

    By Blogger Unknown, at 11 fevereiro, 2007 06:50  

  • Oi, tudo bem, eu adoro fazer crochê, pois a minha vida, se resume em, ler, dançar e lógico crochetar., pois amo muito essa coisa de criar, pois amo fazer jogos de banheiro, tapete, roupas, mas tudo de barbante, amo de paixão, mas gostaria de saber como posso, trabalhar em uma cooperativa de croicheteiras, meu email, marylouise_31@hotmail.com

    By Blogger Unknown, at 24 abril, 2007 18:37  

Postar um comentário

<< Home