Meu Desalinho

31 dezembro 2005


Sapo

Já faz uns dez anos eu entrei para uma lista de crocheteiras americanas chamada Crochet Partners. Talvez seja a maior lista de crocheteiras do mundo, não sei dizer; mas é bem movimentada.

Certo dia uma crocheteira fez um pedido desesperado por um motivo de sapos - queria fazer uma almofada para alguém que gostava de sapos.

Daí nasceu este gráfico, para ser crochetado em filé.

Ah, Feliz 2006 para todos os visitantes.

30 dezembro 2005


Começo aqui o meu primeiro blog... Quem diria.

Este aqui vai ser para eu mostrar ao mundo (hehehe) as coisas que invento e faço em crochê, tricô, bordado, frivolitê etc.

Nestes últimos dias, para presentear pessoas queridas que nada ganharam de mim no Natal, estou fazendo marcadores de livros de crochê. São rápidos de fazer e bons de usar.

Os dois se baseiam em receitas de entremeios, que simplifiquei para se adequarem a uma coisa pequenina como um marcador.

Marcador azul

Este, que escaneei antes de dar acabamento, eu adaptei de um entremeio publicado numa revista Burda antiga, provavelmente da década de 80. Não tenho a revista à mão e assim, infelizmente, não posso citar aqui ano, número nem nada.

Mas eis a receita a que cheguei:

Linha Corrente Laranja, cor 4092
Agulha corrente nº 6 (0,6 mm)

Fazer 8 corr, fechar em anel (é a alça para depois colocar o pingente). Fazer mais 48 corr, 1 pbs na 8ª corr a partir da agulha. Virar o trabalho.

1ª carr: 4 corr (conta como 1 pad), 11 pad no anel. Virar o trabalho.
2ª carr: 5 corr (conta como 1 pad + 1 corr), 1 pad no próx. pt, [1 corr, 1pad] até o fim da carr. Virar o trabalho.
3ª carr: 3 corr, 1 pb na primeira alça de 1 corr, [3 corr, 1 pb na próx. alça de 1 corr] até o fim da carr. Virar o trabalho.
4ª carr: 4 pb na 1ª alça de 3 corr e em todas as outras até o fim da carr. Virar o trabalho.
5ª carr: 6 corr, pular 5 pb, 1 pb no próx. pt. Virar o trabalho.
6ª carr: Igual à 1ª carr.
7ª carr: Igual à 2ª carr; no final, 4 corr, 1 pb entre a 5ª e a 6ª alça de pb da 4ª carr (contando da direita para a esquerda), virar o trabalho.
8ª carr: fazer 5 pb na alça de 4 corr da carr anterior; [3 corr, 1 pb na próx. alça de 1 corr] até o fim da carr. Virar o trabalho.
9ª carr: igual à 4ª carr.
10ª carr: igual à 5ª carr.
11ª carr: igual à 1ª carr.
12ª carr: igual à 7ª carr, fazendo o pb no fim da alça de 4 corr entre a 5ª e a 6ª alças da 9ª carr.
13ª carr: igual à 8ª carr; no final, 5 corr, 1 pb entre a 6ª e a 7ª alças recobertas de pb (contando da direita para a esquerda) da 4ª carr. Virar o trabalho.
14ª carr: fazer 6 pb na alça de 5 corr; seguir fazendo 4 pb em cada alça de 3 corr até o fim.

Seguir repetindo o motivo até ficar do tamanho desejado. Arrematar. Fazer um pingente de linha na primeira alça de 8 corr.

Estou agora fazendo uma variação em pa em vez de pad, com 9 pa no leque em vez de 12; fica menorzinho e mais delicado. Acho que gosto mais da variante em pa.

Marcador verde

Este se baseia num entremeio publicado na Encyclopédie des Ouvrages de Dames, de Thérèse de Dillmont, edição de bolso publicado pela DMC, anterior à II Guerra Mundial (também não estou com o livro à mão e não sei de cabeça o ano de publicação). Simplifiquei a receita, eliminando alguns picôs.

Eis a receita simplificada:

Linha Corrente Laranja cor 4100, agulha Corrente nº 6 (0,6 mm)

Começar com 8 corr, fechar em anel.

1ª carr: 3 corr, 6 pa, 3 corr, 1 ponto baixíssimo (pbs) no anel. Virar o trabalho.
2ª carr: 7 corr, 1 ponto alto duplo (pad) no alto das 3 corr, 1 corr, *1 pad no próx. pt, 1 corr*, repedir de * a * mais 5 vezes, 1 pad no alto das últ. 3 corr. 7 corr, 1 pbs no anel inicial. Virar o trabalho.
3ª carr: Na alça de 7 corr, fazer 2 pb, 1 picô (picô = 3 corr, 1 pb pegando de lado no alto do últ. pt feito), 3 pb, 1 picô, 3 pb, 1 picô, 2 pb; 1 pb no alto do próx. pad, [1 pb no arco de corr, 1 pb no pad seg] 5 vezes, 5 corr, virar o trabalho, pular 5 pt, 1 pb no próx. pt, virar o trabalho, 1 pbs na alça de 5 corr, 3 corr, 6 pa na alça de 5 corr, 3 corr, 1 pbs na alça de 5 corr, *1 pb na próx. alça de 1 corr, 1 pb no próx. pad*, rep de * a * mais uma vez. Virar o trabalho.
4ª carr: 7 corr, 1 ponto alto duplo (pad) no alto das 3 corr do grupo do meio da carr anterior, 1 corr, *1 pad no próx. pt, 1 corr*, repedir de * a * mais 5 vezes, 1 pad no alto das últ. 3 corr. 7 corr, 1 pbs
no último pad de duas carreiras abaixo. Virar o trabalho.

Repetir a 3ª e a 4ª carr até atingir o comprimento desejado.

Terminar com a última carr: Na alça de 7 corr, fazer 2 pb, 1 picô, 3 pb, 1 picô, 3 pb, 1 picô, 2 pb; [1 pb no alto do próx. pad, 1 pb no arco de corr, 1 picô] 7 vezes, 1 pb no último pad, prosseguindo agora nas alças de 7 corr da lateral fazer, em cada uma delas, 2 pb, 1 picô, 3 pb, 1 picô, 3 pb, 1 picô, 2 pb, um pb na lateral do pb do alto do pad; seguir assim por toda a lateral, terminando com 7 pb no anel inicial. Virar o trabalho.

Pingente: 1 pbs no primeiro pb, 5 corr, pular 2 pb, 1 pad sem fechar as 2 últimas laç no pb seg, pular 2 pb, 1 ponto alto triplo (pat) sem fechar as 2 últimas laç no pb seg, fechar todas as laçadas na agulha de uma vez. Fazer 48 correntinhas, 1 pbs na 7ª corr a partir da agulha, arrematar. Colocar uma borla neste anel final de 6 correntinhas.