Faixa para cabelo com miçangas

Material: Linha Anne ou Camila Fashion, cor natural ou bege clarinho
Agulha de crochê 1,75 mm
152 miçangas grandes de 3 mm, verde perolado
Tamanho: a parte em ponto baixo mede 4,5 × 33 cm.
Abreviaturas: pt (ponto), laç (laçada), carr (carreira), aum (aumentar), dim (diminuir), corr (correntinha), pb (ponto baixo), pa (ponto alto).
Antes de começar a crochetar, enfie as miçangas na linha. Recomendo colocar mais algumas miçangas - eu enfiei umas 160, para cobrir possíveis erros de conta. Se a gente errar a conta, não pode enfiar mais miçangas a não ser que corte a linha, enfie as miçangas e emende de novo, o que dá muito trabalho.
Fazer primeiro o cordão para amarrar na nuca. Eu usei uma receita muito antiga de cordão de crochê, usada no crochê irlandês; aprendi vendo livros antigos, mas agora não encontro em qual. Vou tentar explicar.
Começar com duas correntinhas; na segunda correntinha a partir da agulha, fazer um ponto baixo e virar o trabalho. Observe o ponto que você acabou de fazer; abaixo da correntinha na parte de cima do ponto, há dois fios na lateral. Enfie a agulha nestes dois fios. É meio difícil identificar os dois fios neste primeiro ponto baixo, mas não se preocupe se enfiar a agulha no lugar errado. Aí puxe uma laçada, faça um novo ponto baixo e vire o trabalho.
Mais uma vez, observe o novo ponto; ele também tem dois fios laterais abaixo da correntinha do alto. Enfie neles a agulha, faça um novo ponto baixo, vire o trabalho.
Você encontra um ótimo PAP (passo a passo) com fotos no site alemão Teddy's Handarbeiten
Se achar muito complicado, não se preocupe. Uma simples correntinha resolve. Na minha faixa, o cordão para amarrar tem 37 cm.
Atingido o comprimento desejado, faça 3 corr (=1 pa) e mais 4 pa no último ponto do cortão (total, 5 pt). Vire o trabalho, 3 corr (= 1 pa), 1 pa no primeiro pt, 3 pa, 2 pa no últ ponto (total, 7 pa). Vire o trabalho, 3 corr (= 1 pa), 2 pa no primeiro ponto, 5 pa, 3 pa no último ponto (11 pa). Vire o trabalho, 3 corr (= 1 pa), 1 pa no primeiro ponto, 11 pa, 2 pa no último pt (13 pt.). Vire o trabalho e aum mais um pa de cada lado da últ carr em pa (15 pt).
Passe então a trabalhar em ponto baixo, seguindo o gráfico. A primeira carreira é do lado direito. Na segunda carreira, do

A próxima carr é do lado direito. Para prender uma miçanga do lado direito, usei um truquezinho. Fazer primeiro 6 pontos baixos normais, como manda o gráfico. Para fazer o 7º ponto baixo, que terá uma miçanga, enfie a agulha no ponto da carr anterior DE TRÁS PARA A FRENTE; puxe a linha DA FRENTE PARA TRÁS; agora a linha estará vindo pela frente do trabalho. Puxe então uma miçanga para bem perto do crochê, pegue a próx. laçada logo depois da miçanga e use-a para fechar o ponto baixo. O ponto fica meio torcido, mas não ligue. É assim mesmo. Trabalhe do mesmo modo os próximos dois pontos baixos, que também têm miçangas; depois termine a carreira com 6 pontos baixos normais.
A quarta carr é semelhante à segunda.
Seguir repetindo o trabalho segundo o gráfico até ter 12 grupinhos de cinco miçangas no meio da faixa. Fazer mais uma carr de ponto baixo do lado direito e, em seguida, trabalhar em ponto alto, diminuindo 1 pt de cada lado na primeira carr em pa (13 pa), 1 pt de cada lado na segunda (11 pa), 2 pt de cada lado na terceira (7 pa), 1 pa de cada lado na quarta (5 pa); fazer então um grupo com os 5 pa finais fechados todos juntos de uma só vez. Então, fazer outro cordão como o do início, do mesmo comprimento, usando os pb feitos nos dois fios laterais ou uma simples corr. Arrematar.
Gostei deste tipo de faixa de amarrar; a gente pode prender na cabeça com a tensão que quiser. É mais confortável que faixas com elástico, que tendem a ficar muito apertadas quando novas e muito frouxas quando velhas.
Quem quiser fazer faixas para a Copa, pode usar verde bandeira com miçangas amarelas, fica bem bonito. Ou, para pessoas morenas, amarelo com miçangas verdes nas laterais e azul no centro, talvez.