Meu Desalinho

17 setembro 2006

Eu no jornal

Uma bela tarde, em 1997, estava eu crochetando no serviço, à espera de trabalho... [Nota: naquela época, eu trabalhava como diagramadora do jornal O Globo, no Rio de Janeiro. Diagramador é o maluco que arruma as fotos, os textos, os títulos na página de maneira que caiba tudo, não sobre nada e o editor (leia-se: chefe absoluto) fique bem contentinho. O chato é que a maior parte do tempo ficamos sentados esperando que o editor venha nos pedir alguma coisa; e quando ele pede, bem, aí é tudo ao mesmo tempo.] Bom, voltando ao assunto, lá estava eu numa bela tarde de inverno quando me chega uma repórter do InfoEtc., o caderno de informática do jornal, e pergunta se podia fazer uma matéria comigo - ela perguntara o que eu tanto crochetava e eu explicara que eram quadradinhos para o troca-troca internacional de uma lista americana de crocheteiras da qual eu participava. Bom, ela me entrevistou, o fotógrafo bateu a chapa e a matéria foi devidamente publicada.

Divirtam-se.

14 setembro 2006

Estrela de quatro pontas

Pois é, deu insônia. Resultado: duas postagens bem juntinhas.....



Este quadrado eu criei em 2000, para um troca-troca internacional com poucas participantes remanescentes do fórum de crochê da extinta Compuserve. Dependendo da escolha das cores, a aparência dele varia bastante.

Lã Família ou equivalente, agulha 4 mm.

Com a Cor 1: Fazer uma alça de cinco correntinhas (corr), fechar em anel com 1 ponto baixíssimo (pbx).

1ª carr: 1 corr para subir, 12 pontos baixos (pb) no anel.
2ª carr: 1 corr para subir, 3 pb, 2 corr, 3 pb, 2 corr, 3 pb, 2 corr, 2 pb, 1 corr, 1 pb no alto do 1º pb.
3ª carr: 1 corr para subir, 1 pb envolvendo o pb de fechamento da carr anterior, *3 pb, na alça do canto fazer 1 pb, 2 corr, 1 pb*; repetir mais 3 vezes de * a *, terminando com 1 pb, 2 corr, fechar a carreira com 1pbx no alto do primeiro pb.

Com a Cor 2:

4ª carr: Prender a lã na alça de um dos cantos, *fazer 8 corr; começando na 3ª corr a partir da agulha, fazer 1 pb, 1 meio ponto alto (mpa), 1 ponto alto (pa), 1 ponto alto duplo (pad), 1 ponto alto triplo (pat), 1 ponto alto quádruplo (paq); pb na alça do próximo canto do quadradinho inicial*; repetir de * a * mais três vezes, terminando com 1 pbx no alto do primeiro pb.

Com a Cor 1:

5ª carr: Prender a lã na alcinha da extremidade de uma das pontas e fazer no mesmo lugar 2 pb; seguir com 1 pb no pb, 1 mpa no mpa, 1 pa no pa, 1 pa no pad, 1 pad no pat, 1 pad no paq, 1 pat na alça do canto do quadradinho inicial (por cima do pb da carreira anterior). Seguir fazendo 1 pad na base do paq da próxima ponta, 1 pad na base do pat, 1 pa na base do pad, 1 pa na base do pa, 1 mpa na base do mpa e 1 pb na base do pb; 3 pb na alcinha da extremidade. Repetir o mesmo trabalho nos outros três lados, terminando com 1 pb na alcinha onde se começou e fechar com pbx no alto do primeiro pb.

6ª carr: 3 corr para subir, 1 pa no mesmo pt, 1 pa em cada pt seguinte, fazendo no pb do canto 2 pa, 1 corr, 2 pa. Fechar a carreira com 2 pa e 1 corr no mesmo pt do início da carr, 1 pbx no alto da 3ª corr inicial.

Com a Cor 2:

7ª carr: Toda em pb, fazendo 1 pb, 2 corr, 1 pb na alça de 1 corr dos cantos.

Com a Cor 1:

8ª carr: Toda em pb, fazendo 1 pb, 2 corr, 1 pb na alça dos cantos.

13 setembro 2006

Quadrado "Rodelinhas da Bia"


Bom, quanto tempo faz que não atualizo este blog!!!!! Quatro meses!!!!

Que vergonha.

Vou colocar aqui uma série de quadradinhos para colchas de minha lavra. Isso começou há coisa de uns 10 anos, quando entrei para a lista americana CrochetPartners — excelente, aliás. Talvez seja a maior e mais antiga lista de crocheteiras da internet.

Naquela época, participei do Friendship Granny Square Exchange, ou Troca-troca da Amizade de quadradinhos para colchas. Os quadradinhos mediam 15 cm e eram feitas de lã de grossura média (lá chamada de worsted weight, mais grossa que as nossas Família, Mollet, Vive do dia-a-dia.) Lá nos Estados Unidos essas colchas e mantas são tradicionalíssimas e as crocheteiras dispõem de vários livros especializados com muitos modelos bonitos e criativos. Como nós aqui no Brasil não temos essa sorte, resolvi inventar alguns modelos para não ficar na mesmice do quadradinho básico, o conhecido Velha América, começado pelo meio e todo em bloquinhos de 3 pontos altos — veja um exemplo aqui — se quiserem, redijo a receita e posto outro dia).

Bom, vou começar por um quadradinho que não foi o primeiro que inventei — este é de 1997 — mas que é aquele de que mais me orgulho. Batizei-o de “16 círculos” (que criatividade!!!!) mas as amigas rebatizaram-no de “Rodelinhas da Bia”. As imagens do PAP (passo-a-passo) que vocês vão ver aqui foram feitas pela Vera Lucia Krauss, mais conhecida como Veralu49, bruxa-mor do crochê e do tricô. Aí, muié, muito obrigada pela força!!!! Para tornar mais compreensível a feitura nada convencional do quadradinho, a Veralu usou cores diferentes para cada meia-carreira, mas cada série de rodelinhas é feita com uma única cor.

Lá vai a receita:

1ª série de rodelinhas:

Com a primeira cor de lã, fazer uma correntinha de 22 pontos.

Na 4ª correntinha a partir da agulha, fazer 3 pontos altos no mesmo ponto. *Pular 2 corr, fazer um ponto baixíssimo na próx. correntinha. Pular 2 corr, fazer 3 pontos altos na próxima correntinha.* Repetir de * a * mais duas vezes. Você acaba de fazer uma quarta parte de cada uma das 4 primeiras rodelinhas.





Tirar a agulha da correntinha, enfiá-la na 22ª correntinha de base (ou seja, a que está junto do primeiro ponto alto que foi feito nesta carreira), puxar o ponto, fazer mais 12 pontos altos no mesmo ponto em que foram feitos os últimos três pontos altos (com isso termina-se a primeira rodelinha).






†Enfiar a agulha no próx. ponto baixíssimo e na correntinha a ele correspondente e fazer 1 pt baixíssimo. Enfiar a agulha na mesma correntinha onde foram feitos os próximos 3 pa e fazer 11 pontos altos.† Repetir de † a † mais duas vezes e terminar enfiando a agulha no ponto de união entre as rodelinhas e fazendo mais um ponto baixíssimo. Corte a lã e arremate a ponta. Estão prontas as 4 rodelinhas do centro do quadrado.

2ª série de rodelinhas:

Com a segunda cor de lã, fazer 70 correntinhas.





Na 4ª correntinha a partir da agulha, fazer 3 pontos altos no mesmo ponto. Esta é a primeira quarta parte da rodelinha do canto. *Pular 2 corr, fazer um ponto baixíssimo na próx. correntinha. Pular 2 corr, fazer 3 pontos altos na próxima correntinha. Tirar a agulha do trabalho, enfiá-la no ponto alto correspondente de uma das 4 rodelinhas centrais (observe a foto do PAP), puxar a laçada do trabalho, fazer mais 4 pontos altos na mesma correntinha.* Repetir de * a * mais uma vez. (Você acaba de fazer mais duas meias rodelinhas.) Pular 2 correntinhas, ponto baixíssimo na próxima correntinha, pular 2 corr, 3 pontos altos na próxima correntinha (ou seja, mais um quarto de rodelinha para o canto). Agora repita tudo nos próximos 3 lados.




Depois de fazer a última meia rodelinha na última correntinha, retire a agulha do trabalho, enfie-a na última correntinha de base (ou seja, a que está junto do primeiro ponto alto que foi feito nesta carreira), puxar o ponto, fazer mais 7 pontos altos no mesmo ponto em que foram feitos os últimos sete pontos altos (com isso termina-se a primeira rodelinha). †Enfiar a agulha no próx. ponto baixíssimo e na correntinha a ele correspondente e fazer 1 pt baixíssimo. Enfiar a agulha na correntinha onde foram feitos os próximos 7 pa e fazer 7 pontos altos. Ponto baixíssimo no ponto baixíssimo anterior, 11 pa na rodelinha do canto.






Trabalhar do mesmo modo nos outros três lados (7 pa nas rodelinhas dos lados, 11 pa nas rodelinhas dos cantos), fechar a carreira do mesmo modo que a primeira série de rodelinhas, cortar a lã e arrematar.



Carreira de acabamento:

Com a terceira cor de lã, fazer um ponto baixo no ponto do meio de qualquer rodelinha da carreira anterior, 5 correntinhas, 1 ponto baixo no alto da próxima rodelinha etc., fazendo nos cantos 2 pontos baixos separados por 5 corr com 3 pa de distância entre eles (mais uma vez, ver o PAP).




Depois, trabalhar em ponto baixo ou ponto alto nestas correntinhas, com respectivamente 3 pb ou 5 pa nos cantos, para completar o tamanho do quadradinho.

Ufa. Fica bonitinho e diferente, não acham?