Meu Desalinho

20 fevereiro 2006

Faixa para cabelo com miçangas

Atenção: na primeira postagem deste material, errei o gráfico das miçangas. Está corrigido agora.

Material: Linha Anne ou Camila Fashion, cor natural ou bege clarinho
Agulha de crochê 1,75 mm
152 miçangas grandes de 3 mm, verde perolado

Tamanho: a parte em ponto baixo mede 4,5 × 33 cm.

Abreviaturas: pt (ponto), laç (laçada), carr (carreira), aum (aumentar), dim (diminuir), corr (correntinha), pb (ponto baixo), pa (ponto alto).

Antes de começar a crochetar, enfie as miçangas na linha. Recomendo colocar mais algumas miçangas - eu enfiei umas 160, para cobrir possíveis erros de conta. Se a gente errar a conta, não pode enfiar mais miçangas a não ser que corte a linha, enfie as miçangas e emende de novo, o que dá muito trabalho.

Fazer primeiro o cordão para amarrar na nuca. Eu usei uma receita muito antiga de cordão de crochê, usada no crochê irlandês; aprendi vendo livros antigos, mas agora não encontro em qual. Vou tentar explicar.

Começar com duas correntinhas; na segunda correntinha a partir da agulha, fazer um ponto baixo e virar o trabalho. Observe o ponto que você acabou de fazer; abaixo da correntinha na parte de cima do ponto, há dois fios na lateral. Enfie a agulha nestes dois fios. É meio difícil identificar os dois fios neste primeiro ponto baixo, mas não se preocupe se enfiar a agulha no lugar errado. Aí puxe uma laçada, faça um novo ponto baixo e vire o trabalho.

Mais uma vez, observe o novo ponto; ele também tem dois fios laterais abaixo da correntinha do alto. Enfie neles a agulha, faça um novo ponto baixo, vire o trabalho.

Você encontra um ótimo PAP (passo a passo) com fotos no site alemão Teddy's Handarbeiten

Se achar muito complicado, não se preocupe. Uma simples correntinha resolve. Na minha faixa, o cordão para amarrar tem 37 cm.

Atingido o comprimento desejado, faça 3 corr (=1 pa) e mais 4 pa no último ponto do cortão (total, 5 pt). Vire o trabalho, 3 corr (= 1 pa), 1 pa no primeiro pt, 3 pa, 2 pa no últ ponto (total, 7 pa). Vire o trabalho, 3 corr (= 1 pa), 2 pa no primeiro ponto, 5 pa, 3 pa no último ponto (11 pa). Vire o trabalho, 3 corr (= 1 pa), 1 pa no primeiro ponto, 11 pa, 2 pa no último pt (13 pt.). Vire o trabalho e aum mais um pa de cada lado da últ carr em pa (15 pt).

Passe então a trabalhar em ponto baixo, seguindo o gráfico. A primeira carreira é do lado direito. Na segunda carreira, do lado do avesso da faixa, comece o trabalho com miçangas. Faça um ponto baixo, depois enfie a agulha no próx. pt, puxe uma laç, puxe uma miçanga para bem juntinho do crochê, pegue uma laçada na linha logo depois da miçanga e use-a para fehcar o ponto baixo. Continue a carr trabalhando em pt baixo simples e coloque mais uma miçanga no ponto do meio e outra no penúltimo ponto.

A próxima carr é do lado direito. Para prender uma miçanga do lado direito, usei um truquezinho. Fazer primeiro 6 pontos baixos normais, como manda o gráfico. Para fazer o 7º ponto baixo, que terá uma miçanga, enfie a agulha no ponto da carr anterior DE TRÁS PARA A FRENTE; puxe a linha DA FRENTE PARA TRÁS; agora a linha estará vindo pela frente do trabalho. Puxe então uma miçanga para bem perto do crochê, pegue a próx. laçada logo depois da miçanga e use-a para fechar o ponto baixo. O ponto fica meio torcido, mas não ligue. É assim mesmo. Trabalhe do mesmo modo os próximos dois pontos baixos, que também têm miçangas; depois termine a carreira com 6 pontos baixos normais.

A quarta carr é semelhante à segunda.

Seguir repetindo o trabalho segundo o gráfico até ter 12 grupinhos de cinco miçangas no meio da faixa. Fazer mais uma carr de ponto baixo do lado direito e, em seguida, trabalhar em ponto alto, diminuindo 1 pt de cada lado na primeira carr em pa (13 pa), 1 pt de cada lado na segunda (11 pa), 2 pt de cada lado na terceira (7 pa), 1 pa de cada lado na quarta (5 pa); fazer então um grupo com os 5 pa finais fechados todos juntos de uma só vez. Então, fazer outro cordão como o do início, do mesmo comprimento, usando os pb feitos nos dois fios laterais ou uma simples corr. Arrematar.

Gostei deste tipo de faixa de amarrar; a gente pode prender na cabeça com a tensão que quiser. É mais confortável que faixas com elástico, que tendem a ficar muito apertadas quando novas e muito frouxas quando velhas.

Quem quiser fazer faixas para a Copa, pode usar verde bandeira com miçangas amarelas, fica bem bonito. Ou, para pessoas morenas, amarelo com miçangas verdes nas laterais e azul no centro, talvez.

12 Comments:

  • Adorei a faixa de cabelo, eu adoro fazer isso, é tão rápido e dá pra inventar bastante! Minha sobrinha é que se dá bem nessa história!

    By Anonymous Anônimo, at 25 fevereiro, 2006 12:44  

  • Oi amiga que saudades, imagina quem vai querer uma faixa desta, rsrsrsrs, é acho que vc adivinhou, ela manda bjus e diz estar com saudades daquele papo. Parabéns amiga
    bjus
    Mamuska

    By Anonymous Anônimo, at 28 fevereiro, 2006 05:05  

  • oi beatriz, meu nome é eduardo morari e sou um dos autores do panfleto sobre freeganismo, juntamente com minha companheira sofia.
    estava pesquisando sobre freeganismo no google e acabei achando a conversa sobre freeganismo na lista veg brasil. eu gostei muito da sua argumentação.
    alias gostei muito do blog. temos muito em comum.
    vou linkar o seu blog no nosso www.ervadaninha.blogger.com.br

    abraço

    By Anonymous Anônimo, at 10 maio, 2006 18:19  

  • Oi, Gostei muito do teu blog, tem coisas muito bonitas.
    Beijos, Cláudia

    By Blogger Cláudia Ferreira, at 25 agosto, 2006 13:09  

  • Linda essa faixa. Parabéns!

    By Blogger Kátia Moreira, at 26 agosto, 2006 11:57  

  • Olá querida

    Linda faixa. Gostei da forma que explicou a receita. Seu blog esta ótimo com muita coisa bonita e interessante mostrando trabalhos feitos por você.

    Bjs Elaine

    By Blogger Elaine Tripiano, at 28 agosto, 2006 16:37  

  • Oi, Amiga

    Sempre que posso dou uma olhado na sua página.
    Linda esta faixa.

    Abraços.

    Maria Cecília

    By Blogger Maria Cecília, at 09 setembro, 2006 10:42  

  • ADOREI VENHA ME VISITAR BJUS

    By Blogger Julie Arte em Tricot e Crochet, at 13 setembro, 2006 05:45  

  • A MANGA ESQUENTA BEM E ATRAS TEM UM TAMANHO PERFEITO PARA AQUECER....TBEM TINHA ESSA DUVIDA MAS DEPOIS QUE EXECUTEI MUDEI DE OPINIÃO...BJUS

    By Blogger Julie Arte em Tricot e Crochet, at 13 setembro, 2006 07:47  

  • Olá, Srª Medina, só tenho a lhe agradecer, pois há muito procuro sites sobre como fazer o crochet Irlandês, ví muitas fotos de passa a passo mas não consegui....hoje visitabdo seu blog, seguí sua instruções, sem fotos, e deu muuuuito certo acertei logo na primeira tentativa, devo ser uma loura ao contrário....rs....obrigada mesmo pela explicação, pois parece que foi postada exclusivamente para mim.....
    Faço crochê com as lãs que eu mesma preparo, arrisco a feltra tbm, se quiser ver o meu blog, sinta-se a vontade, se pois é a primeira pessoa a quem dou o end. dele.....
    Um grande beijo e parabéns por todo o seu trabalho.
    Maria Bonita

    By Anonymous Anônimo, at 23 setembro, 2007 06:28  

  • @DOREI O P@P! OBRIG@D@ POR COMP@RTILH@R O QUE S@BE.
    BJS

    By Blogger Rosi, at 04 maio, 2013 09:26  

  • Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    By Blogger eillenfabricant, at 02 março, 2022 10:54  

Postar um comentário

<< Home